Como cuidar de Bonsai dentro de casa ou apartamento

12
2090

Estas plantas são maravilhosas, e, se você souber cuidar delas, os bonsais podem ser um forte aliado na decoração de sua sala, e seu jardim, de sua cozinha… Para cuidar de um bonsai em sua casa ou em seu apartamento, você deve cuidar de três pilares: local, rega e adubação.
Local: Sim, você pode colocar o seu bonsai em sua sala, em seu quarto ou em sua cozinha. Mas há um porém: Se não houver iluminação solar, por no máximo dois dias dentro de casa. O ideal é deixá-los sempre perto de janelas, onde a planta possa receber luminosidade, visto que, bonsais são árvores em miniaturas, por isso devem receber sol direto em suas folhas por no mínimo 4 horas diárias e uma boa temperatura.

Rega: Noventa e cinco por cento dos bonsais morrem devido à rega. Essa é uma regra primordial para a sobrevivência de seu bonsai e vai definir a vida ou a morte dele.
Comece a regar bem devagar, por cima da terra em volta do tronco, certificando-se de que a água esteja penetrando por toda área do solo, até que vaze um pouquinho de água pelos orifícios de drenagem, situados por baixo do vaso. Parece fácil e é, mas você ainda pode falhar porque existem situações que podem te confundir.
E QUANDO DEVEREI REGAR NOVAMENTE ?
Você só pode regar novamente apenas quando a terra estiver quase seca, atenção: somente quando a terra estiver “quase” seca. Pode ser que seja todo dia, pode ser dia sim, dia não. Vai depender do local em que ele estiver e da temperatura deste local.
E COMO SABEREI QUE A TERRA ESTÁ QUASE SECA OU QUE JÁ É HORA DE REGAR?
Existem diversas formas de você ver isto. A terra quando está molhada apresenta brilho, tem coloração mais escura, pode ser perfurada facilmente com um palito e o tato também denuncia a presença de umidade. Observe ou faça testes com um palito (tipo picolé), quando a terra está seca, o palito ou qualquer objeto da espessura de um lápis, tem dificuldade de penetrar no solo. Faça teste pela coloração, molhe a terra seca e observe a diferença de cor.

Adubação
: Adubar, nada mais é do que fornecer alimento às sua plantas. Os adubos possuem matérias primas que protegem as plantas de pragas e etc.
Como adubar: Existem diversas marcas no mercado e o conteúdo básico dos adubos é: Nitrogênio (N) – Fósforo (P) e Potássio (K), estes nutrientes são definidos em porcentagens nas instruções de uso ou na composição do produto. Você deve escolher um que tenha os três nutrientes em proporções semelhantes. Exemplo: Que tenha N.P.K. 10.10.10 – significa que tem 10% de cada um dos nutrientes. Outro exemplo: N.P.K. 08.06.08.
A partir da escolha do produto você deverá ler as instruções de uso, onde estará citada qual a quantidade a ser usada, de que forma usar e em qual frequência.
Obs.: Você nunca deve alterar as quantidades (a não ser em dosagens menores) e nem a frequência de uso dos adubos, pois a adubação em excesso pode causar enormes prejuízos e a morte da planta.
ADUBAÇÃO ORGÂNICA:
Além de se fazer a adubação mineral, você deve fazer mensalmente uma adubação orgânica. Use para isto a torta de mamona, encontrada em casa de produtos veterinários e agrícolas. Peça orientações sobre a quantidade a ser usada ou siga as orientações da embalagem do produto.
Para uma informação mais completa sobre adubação cliquem em:
http://blog.abcdobonsai.comblog//adubacao-de-bonsai/
Seguindo estas dicas você poderá manter seu Bonsai dentro de seu apartamento ou casa.

12 COMENTÁRIOS

  1. Mac, bom dia

    Estou tentando cultivar um Bonsai e não estou conseguindo. Gostei da sua sugestão de

    postar o bonsai no Forum. Gostaria de saber como postar….

    Obrigada

  2. boa tarde a todos fiz o cadastro no site mas não consigo me apresentar e poder fazer parte da comunidade amante do Bonsai do fórum tenho uma muda de acerola e gostaria muito da opinião dos colegas do fórum de como cultivá-la.obrigado !!!

  3. tenho um bonsai e ele esta caindo as folhagens e ficando escuros o que faço?ele fica em luz solar e agua sempre que esta quase seca e nada de melhorar comprei ele vai fazer um mês e ja esta desse jeito e não sei mas o que fazer aguardo respostas

  4. Bom dia!!
    Ganhei um bonsai dia 08/03/14 ele veio bem viçoso, mas estou percebendo que está ficando sem meio amarelado, sem vida. Não sei como cuidar dele . Pode me ajudar ? Se precisar tenho fotos dele antes e como está agora. Obrigada fico aguardando retorno.

    • Sirlei.. assista nosso vídeo Bonsai de supermercado que vc vai entender tudinho o que está acontecendo com sua planta.. Está no youtube no canal abcdobonsai… um abraço

  5. Verdade sun Alan…. Vc vai aumentando a quantidade de sol aos poucos.. uma hora por semana.. mas tem que tomar sol todos os dias… Bonsai é árvore e árvore precisa de sol… um abraço

  6. Olá, ganhei um bonsai, tuia, no dias das mães no ano passado, ele esta ficando seco, acho que morrendo, achei que era pouca rega, depois achei que era falta de sol… fiz de tudo… me sinto péssima, como posso cuidar dele?

    • Tuia é realmente uma espécie bem difícil de cuidar Bia.. se sua planta morrer, o que é normal, recomendo a fazer uma nova tentativa, mas com nativas brasileiras… jabuticabeira vai bem…. Ficus, úlmus, pingo de ouro e calliandra tb vão mto bem pra quem tá começando.. abraço

  7. Olá, Mac, estou adorando as suas dicas! Não quero que minha árvore cresça demais, deixando-a em um vaso pequeno consigo manter o tamanho ou fazer com que cresça pouco? Obrigada!

  8. Ah, quanto tempo devo esperar para poder transplantá-la para um vaso de cerâmica? O meu é uma muda de jambo, comprei no supermercado, está muito bonito e “vivo”, com vários brotos novos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here