Vitamina B1 (Tiamina) como hormônio enraizador

41
51350

Tiamina
INTRODUÇÃO
Vários produtos são utilizados para enraizamento porém, nenhum tão formidável quanto a Tiamina – Vitamina B1. Quem já não fez um transplante de vaso e se deparou com aquela quantidade enorme de raízes. Sonho? Não, isto é a realidade graças a este enraizador combinado com um bom solo. Alguns Bonsaístas pensam que é um hormônio, adubo, etc.
• 1. O que é a Tiamina?
Tiamina é a Vitamina B1, a mesma usada em seres homanos. Sua fórmula é:
3 – [(4 – Amino – 2 Metilpirimidina) Metil] – 5 – ( 2 – Hidroxietil) – 4 Metiltiazol Cloridrico Monocloridrato.
• 2. Quais são suas indicações?
a) Alporquia e Estaquia
b) Recuperação de raízes após poda radicular (De raízes).
c) De uso eficiente quando usamos o escorredor de macarrão na recuperação das raízes.
• 3. Em que formas ela (A Tiamina) se apresenta.
Para a Arte Bonsai o mais conhecido é o VitaFlor Raiz porém, existe na fórmula de alguns farmacos vendidos em drogarias, como o Benerva do Laboratório Roche, no Bequim, Berin, Betabion, Bivita, Benitex, etc. a presença da Tiamina. No Brasil encontramos a Benerva que vem em comprimidos de 300 mg.
Existe a possibilidade de mandarmos preparar em farmácias de manipulação o que sai bem em conta.
• 4. Como usar o Benerva?
É simples, como já se sabe a concentração correta é de 0,04% na fórmula solúvel segundo o Institute American Vitamine. Sabendo que uma cápsula contém 300 mg fazemos a seguinte conta:
0,04% corresponde a 400 mg então,
para fazermos 1 litro teremos que ter 400 mg de Tiamina, assim:
400 mg – faz – 1 litro
300 mg – fará 750 ml
Para ficar mais compreensível, cada dois comprimidos podemos fazer 1,5 litro.
Para fazer a solução coloque o(s) comprimido(s) em um liquidificador com a quantidade de água necessária e bata até tornar-se uma solução homogênea (Igual).
Podemos pedir a um Laboratório que prepare esta solução:
Fazer 100 ml de solução de Vitamina B1 (Tiamina), a 40%, solúvel em água.
Como usar:
Cada “ml” da solução é diluída em 1 litro de água o que resulta em uma concentração de 0,04% considerada ideal.
Validade:
Pode ser estocada por 120 dias.
• 5. Como utilizar?
Interessante, e mais econômico, é usá-lo 1 hora após a rega normal com água.
• 6. Quais as vantagens?
São muitas, pois multiplicando a quantidade de raízes a árvore conseguirá fazer uma maior absorção de água e nutrientes o que implica em maior distribuição e mais rapidamente. Consequentemente nosso Bonsai terá como resultado um melhor desenvolvimento de toda a sua parte aérea.
• 7. O quê devemos observar quando do seu uso?
Entendendo que a planta criará uma estrutura radicular maior, prestar atenção para a hora certa do transplante.
• 8. Quais os cuidados na manipulação?
Nunca deixe a solução exposta a luz ou o frasco da mesma aberto. Respeite sempre a data de validade. Utilize sempre a solução preparada.
• 9. Entre o comprimido e o produto preparado em Laboratório qual o mais barato?
O produto feito em Laboratório sai a R$0,33 o litro enquanto com comprimidos sai a R$0,44.
• 10. Lembretes especiais.
a) Nunca usa a Tiamina em forma de xaropes, principalmente em alporquias.
b) Sempre guarde em lugares arejados e secos.
c) Faça a diluição correta pois, soluções mais concentradas não surtem mais efeitos.
d) Use no mínimo 3 vezes por semana.
Referências Bibliográficas:
* Jornal de Farmácia e Farmacologia 5,715,721 (1953)
* Index de Farmácia
* The Physicology of plant Growth and Development, M. Wilkins, Ed McGraw-Hill, New York, 1969, pp. 1-45
* Methods of Vitamin Assay, edited by the Assoc. of Vitamin Chemists (Interscience, New York, 2nd ed 1951)

 

Matéria do INFORMATIVO da Ribeirão Preto Bonsai Kai.

 

41 COMENTÁRIOS

  1. Procurei em várias farmácias, mas não encontro o “Benerva”. Numa loja de produtos naturais, encontrei “Tiamina B1 “. É a mesma coisa?

  2. oi Mc Donald, desculpe a insistência mais gostaria que voce me respomdece se o hormonio emraizador tiamina deve ser usado todo dia junto as regas, e como fazer com minha bogavile ficar lindas como as sua, ja fiz ate o desfolhamento, para forçar as saida das flores e diminui as regas,mais com certeza nao deve ser apenas isso para ficar limdas como as sua

    • Oi Mac,
      Gostaria de ver os teus bonsai de primavera, bongavile e ou tres maria(e a mesma planta?).
      Voce poderia passar pra mim as fotos ou me dizer onde posso ver.
      Acho muito lindos estes bonsais.
      Parabéns pelo seu trabalho, quando tiveres videos novos se puderes me avisa.

      Obrigado,

      Mauro

  3. oi, procurei tiamina e não achei, gostaria de perguntar se o cloridato de tiamima 300g pode ser usado no lugar. do laboratório Beum.

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO. HOJE PLANTEI UMA PLANTA PIMGO OURO NUM PEQUENO VASO, NA TENTATIVA DE FORMAR UM BOMSAI, SÓ QUE FUI INFORMADO QUE ESTA PLATA GOSTA MUITO DE SOL E COLOQUEI DENTRO DA SALA,

  4. O fórum está fora do ar, pensei de ser meu PC e/ou internet com problemas, fiquei mais tranquilo quando vi que o defeito é do provedor…

    um abç

  5. Cara, eu tenho dois “bonsais” que ganhei e foram comprados num supermercado. Dois bonsais de pitangueira ambas no mesmo vaso. Estou começando nessa arte mas imagino que ainda sejam bem novos. Tenho acompanhado seus vídeos com frequência e gostaria de uma dica sua.

    Eu não sei a razão mas um deles estão com as folhas bem murchas, num aspecto de ressecamento enquanto o outro está brotando pra todo lado. Eu sinceramente não sei o que aconteceu, e gostaria da sua ajuda pra saber se esse bonsai que se aparenta doente tem solução e se tiver, qual é.

    procurei um e-mail pra contato mas não achei, então vai aqui mesmo… o forum está fora do ar.

    Obrigado.

  6. Amigão! Parabéns!!! Adorei o vídeo vou assistir a todos! Morei no Japão por 13 anos, la tive a oportunidade de entrar em contato com essa arte maravilhosa. Gostaria que você me indicasse alguns livros para aprofundar meus conhecimentos na arte do bonsai. Abração!!!

  7. Mac,
    Fiz uma poda radical de raízes de uma pitangueira, em 10/09 e a transplantei para um escorredor, com objetivo de aumentar o calibre do tronco e galhos.
    A planta está reagindo muito bem e está muito saudável.
    Tenho duas dúvidas…a primeira é se depois de 30 dias posso já posso colocar o esterco de aves na bacia abaixo do escorredor e a segunda é se posso fazer a desfolha desta planta já em janeiro/2014.
    Abraço

    • Se fosse minha eu colocaria por cima do esterco agora mesmo, com mais da metade do escorredor enterrada no esterco.. se bem que eu prefiro bacias… quanto a desfolha é muito cedo.. deixe a planta quietinha por pelo menos um ano.. depois pode começar a mexer… abração

  8. Mac!

    Depois de feita a estaquia, pode ser usado o hormono assim mesmo, pois não conhecia este processo quando fiz as minhas estacas, que tem um mês somente na areia. Outra coisa ele pode ser feito quantas vezes nas mesmas estacas?

    • Se foi recente o transplante pode ajudar sim.. Embora eu não conheça a reação desta planta em vasos.. mas vale a tentativa.. abração

  9. Olá Mac Donald Fernandes

    Posso usar o Benerva para a germinação de sementes também? Ou você me indicaria outra coisa pois tenho aqui sementes de rosa e são meio difíceis de germinar.

  10. Olá Mac. Antes quero te parabenizar acerca de teus vídeos tão instrutivos e bem explicados. Gostaria de saber se tu es descendente de japonês ou chinês. Te pergunto isso em razão de tu pareceres um sunsei e teres tanto conhecimento de bonsai. Continues postando vídeos para nossa aprendizagem. Estou começando com estaquia de calliandra para futuros bonsai. Estou seguindo tuas instruções e espero ter êxito neste feito. Obrigado mais um vez e que Deus continue te abençoando sempre.

    • kkkkkkkkkkkkkkk… Carlos… Não sou descendente de nenhum deles…rs. sou descendente de italianos e portugueses… Mas bem que eu gostaria de ter os olhos puxadinhos… o conhecimento tenho pq estudo bastante e adoro a cultura oriental…. um grande abraço e obrigado pelo carinho..

  11. E quanto tempo, deixo estaca de molho na benerva?, fiz umas aporquia está estava tirando brotos e umas até tava com a folha verde só que morreu todas a folha ficou fraca e acabou secando a muda, usei benerva de mais.?

    • Fala Luiz Carlos
      Feliz Natal ….
      O Blog foi atacado por mais de zilhões de Spans, por isso as respostas ficaram atrasadas!
      Usou na proporção que o Mac ensina no vìdeo ?? Assistiu o outro sobre estaquia ??
      Tá tudo lá garoto… de repente, foi só um detalhe aí que não deu certo. Tenta novamente e conta pra gente no Forum… Já se cadastrou????

  12. Oii, posso usar esse método da tiamina,com sementes de flor de jade,ou vc conhece outro método,pois não consigo fazer com que essas sementes germinem.obgd

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here