Como Fazer Um Tronco Sinuoso com Shari em seu Bonsai

Técnica para ser usada em coníferas jovens e saudáveis.

Deixe alguma folhagem no topo e comece a dividir do ponto (A) até o ponto (B), removendo aproximadamente metade ou mais do tronco, assim aumentado à flexibilidade e criando um belo shari, sempre lembrando que devemos respeitar os canais de seiva:
Imagem

Não continue a divisão até o solo, porque qualquer cicatriz dentro ou próximo ao substrato, poderá se deteriorar rapidamente caso não seja tratada adequadamente. Deixe a base como é, e não aplique nenhum tipo de pasta cicatrizante:
Imagem

Envolva completamente o tronco com ráfia para proteção, mas não as ramificações. Use um arame grosso ao longo da árvore, como no desenho, dando ao tronco uma base para torção. Tente torcê-lo desigualmente para fazer parecer o mais natural possível. Ainda não arame completamente a arvore, só o tronco principal, para que possa torcer o tronco livremente:
Imagem

Depois de aramado e torcido, deixe a árvore crescer até que os arames fiquem apertados. Se os arames começarem a marcar, retire-os, caso seja necessário ainda, torne a aramar.
Imagem

Fim da educação do tronco principal. Aramar e moldar todo o restante da árvore
Imagem

Imagem

Desconheço a fonte da informação. Encontrei isto num ficheiro doc partilhado sem qualquer referência.