Cultivando Bonsai no Clima do Nordeste

13
2421

Por Alexandre S. Coelho

O clima nordestino é bem diversificado e um pouco diferente do restante do País. O Nordeste está localizado em uma região que recebe influências desde a Amazônia até a Europa. A proximidade da zona de convergência intertropical, a brisa marítima e os ventos alísios trazem muita umidade para o continente, mas esta umidade não consegue ultrapassar o planalto da Borborema, por isso há muita seca no sertão nordestino e, em certos meses muita chuva no litoral e zona da mata.
Quando pensamos no cultivo do bonsai nesta região, aparece logo uma dúvida na reação das espécies chamadas “tradicionais” com o calor e falta de estações bem definidas. Não acredito numa dificuldade excessiva, contando que não podemos usar o mesmo calendário de procedimentos que é feito no Japão, Europa ou Sul do Brasil. Infelizmente, nesses anos de cultivo ainda não tive (já desisti) e nem vi sucesso, em longo prazo, com pinheiros e aceres como bonsai. Alegra-me que a maioria dos bonsaístas brasileiros está começando a dar valor as plantas tropicais, surgindo assim belos trabalhos que servirão de exemplo e motivação!

As Estações e os procedimentos tomados:
A Primavera inicia no dia 23 de setembro. Essa estação vem acompanhada de mudança no regime de chuvas e temperaturas pelo Brasil. A maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente. No começo desta estação ainda é segura e a desfolha e demais procedimentos na maioria das espécies, com exceção a coníferas. De meados para frente, o calor aumenta e já é necessário proteger todas as plantas dos raios solares entre as 11:00h e 15:00h.

O Verão inicia no dia 22 de dezembro no Hemisfério Sul. Esta estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro. A estação é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de poucas chuvas de curta duração na região litorânea. Os nossos bonsai, em pequenas e rasas bandejas, sofrem bastante se esquecidos ao sol. Não realizo nem indico trabalhos mais pesados como poda radical, transplante, desfolha total, etc. Atenção às regas para que o substrato não fique muito tempo seco.

Em Março, inicia-se a estação do Outono. No extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, se inicia o período mais chuvoso. Nessas Regiões, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC. Já entre o Litoral e Agreste, a chuva atinge valores acumulados superiores a 200 mm. Agora sim! Este é o melhor período para meter a mão nos bonsai! Não é a toa que o nordestino começa a plantar o milho para as festas juninas! Ao final da mesma, que o frio até aparece, certamente é a melhor época para transplantes e podas das coníferas e exóticas.

O Inverno inicia no dia 21 de junho compreendendo os meses de Junho, Julho e Agosto, onde as temperaturas são climatologicamente amenas. Na Região Nordeste, essa estação está inserida na quadra chuvosa, que vai de Abril a Julho. O principal sistema meteorológico atuante é a frente fria que em geral é de fraca intensidade, embora possa ocorrer a passagem de algum sistema frontal mais intenso. Ainda temos as chuvas abundantes na região. Continua sendo a época de trabalhos, principalmente nas coníferas e exóticas, porém no pico das chuvas, deve-se tomar cuidado com o excesso de umidade no substrato.

Espero que estas observações possam ajudar aos interessados, de maneira alguma são verdades absolutas, pois sempre estamos aprendendo com estas árvores maravilhosas e seus cultivadores!

A publicação desta matéria, foi autorizada mediante contato direto com o autor do texto que também é meu amigo

13 COMENTÁRIOS

  1. Eu moro na região serrana do Rio de Janeiro e durante o verão/primavera consigo em media 6 horas de sol para meus juniperus, porém no inverno/outono só consigo uma media de 2.30 horas de sol por dia (eles estão embaixo de um telhado e a posição do sol varia de acordo com as estações). Você acha que essa quantidade de sol é suficiente para os Juniperus? (pelo que ja li deve ser 6 horas por dia). O que acarreta está menor quantidade de sol no bonsai? Percebo vairiação de cor das folhas durante certas epocas do ano. Atualmente eles estão com uma cor um pouco opaca, acho que é devido ao aranhiço (ja estou aplicando a calda sufolcastica)

      • eu tento comprensar um pouco…nos finais de semana coloco-as de manhã numa parte da varanda e a tarde coloco-as em outra. Assim consigo quase 6 horas em 2 dias da semana e 3 horas no maximo nos outros 5 dias.

  2. Pura verdade, cultivo algumas mudas aqui no CE e o clima é muito severo com as plantas, a melhor opção é a utilização de arvores nativas por já estarem habituadas com o clima.

  3. Olá.

    Moro no piauí e comprei um bonsai tuia jacaré na esperança de conseguir desenvolvê-lo. Como por aqui o sol é muito forte, estou deixando ele sob a luz do sol apenas pela manhã, pois à tarde o calor é infernal em qualquer estação que seja, e o coloco na sombra, sempre ao ar livre. Estou só há uma semana com ele e gostaria de saber se é possível conseguir desenvolvê-lo aqui e se o sol da manhã é o suficiente por dia.

  4. oi amigo,^^ ja virei fã do ABC do bonsai,antes de conhecer vcs pesquisei e so vcs tem tecnicas e conselhos que realmente sao de valor,notasse o afeto pelo bonsai desde de suas falas ate o modo como manejam,muito bom mesmo,enfim,estou iniciando,moro em recife,começei com um acerola,ela esta uma mudinha de mais ou menos 8 cm(depois envio uma foto),entao gostaria que vc me desse alguma dica para,iniciantes mesmo,porq eu nao queria perder essa mudinha por ser a primeira,ela vai ser meu xodo,obg pela atençao e aguardo a resposta,valeuuu ^^

  5. Olá, moro no interior da Bahia, minha cidade é muito quente, já é a segunda vez que tento, a primeira morreu, agora comprei uma roma, e as folhas estão murchas. Não quero perde-la. O que devo fazer?

    • Silene.. para climas muito quentes é recomendado o sombrite.. ajuda bastante.. mas geralmente se vc cuidar certinho da rega e não esquecer de regar o Bonsai, pode deixar no sol o dia todo sem medo… só o Acer que vc vai precisar sim do sombrite pois não aguenta muito sol não.. abração

  6. que espécie de planta e adequada para o quima porque no rio grande do norte chove muito de noite e de manha muito calor, será que da para ter as mesmas espécie que você tem ai sobreviver aqui

    • Thiago.. eu sempre prefiro as nativas.. isso não quer dizer que uma ou outra espécie não se adapte… Se cadastre em nosso fórum aqui no site que assim vc pode tirar dúvidas diretamente com pessoas que moram na mesma região que vc… e a resposta é bem mais rápida… abração

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here