A Conicidade no Bonsai

2
3575

conicidade bonsai

Muitas pessoas escutam este termo mas nem imaginam do que se trata. Eu mesmo quando começei a praticar esta arte, nem sonhava que para uma planta ser chamada de Bonsai, deveria possuir esta qualidade. Não estou tentando dizer que sua planta não seja um Bonsai, Deus me livre de tentar ser o dono da verdade, mas por vezes, vejo aquelas mudas vendidas em supermercados e floriculturas e que são produzidas em série sendo chamadas de Bonsai. Trata-se apenas da ganância de mercadores capitalistas que com o desconhecimento da massa lucram rios de dinheiro, já que para produzir as “mudinhas” é necessário pouco investimento.

Não que estas mudas não tenham qualidade. Algumas são ótimas para deixarmos crescer em bacias ou no chão devido ao fato de já ter um grande potencial em seu nebari por causa do vasinho diminuto, mas para isso, levam-se longos anos.

Voltando ao assunto, sempre que formos comprar um Bonsai, pré-Bonsai ou muda, devemos nos atentar à forma de seu tronco. Mesmo que a planta seja pequena devemos observar a forma de um cone desde sua base, ou seja, a base deve começar mais larga em baixo e ir afinando gradativamente até seu ápice.

Existem várias formas de conseguir a conicidade de uma planta e aqui neste site será mostrado e explicado todas elas.

Não podemos deixar de falar na conicidade invertida que se trata de uma característica em algumas plantas e que não é bem vista pela maioria dos bonsaístas. A planta começa grossa em sua base, vai afinando e depois torna a engrossar. Mesmo que este engrossamento seja pequeno causa demérito a planta em questão e uma forma de corrigir este problema, na maioria das vezes é a poda logo abaixo do “ defeito”, por assim dizer.

Em algumas espécies, conseguir conicidade é um fato quase impossível principalmente com aquelas provindas de yamadori e que na maioria das vezes são pinheiros com muita idade. Uma poda drástica neste caso decretaria sua morte, tanto que, além de verificarmos a falta de conicidade nestas plantas, o nebari também fica a desejar, mas, este já é assunto para outra matéria!

Matéria escrita por Mac Donald Fernandes

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa Tarde, estou começando apreciar esta maravilhosa arte. E gostaria que me respondesse algumas perguntas se possível. Há pouco tempo comprei em bonsai tuia nana na liberdade, fiz uma poda de dois galhos, regava de dois em dois dias, ele “pegava” sol na parte da manhã (das 9:00 as 10:30 mais ou menos), e a tarde (a partir das 2:00) mais sempre tinha claridade; percebi que tinha certos “predadores” indesejáveis nele, e borrifei água com detergente. Mas depois de um tempo ele as galhos começaram a cair e o planta (bonsai) ressecou totalmente, gostaria de uma dica se fiz algo de errado, e onde consigo comprar outro bonsai de qualidade e com crescimento rápido.

    Parabéns pelo site e um bom final de semana.

    • Rodolfo…. Infelizmente vc começou por uma das espécies mais difíceis de se cultivar na arte do Bonsai.. Tanto que muitos bonsaístas não a cultivam pq ela morrem do nada… Acredito que o sabão tenha feito mal a ela, mas não podemos ter certeza, já que é uma espécie que precisa de sol pleno… dá uma olhada neste vídeo que vc vai entender bem o que estou falando. http://www.abcdobonsai.com.br/video-abc-do-bonsai/ um abração

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here