Como fazer um vaso de cimento para Bonsai

7
4421

Normalmente para os iniciantes da arte do bonsai, a aquisição de vasos torna-se um pequeno problema por vários fatores e um dos principais é achá-los. Em lojas especializadas às vezes o  preço se torna meio salgado, portanto com essa técnica você vai poder fazer seu próprio vaso a um preço bem baixo. Tão logo sua arte se desenvolva você perceberá que precisará de itens melhores, mas para o começo isto vai ser de grande valia.

Para iniciar  você vai precisar de um recipiente para fazer a massa de cimento, se não tiver uma a mão pode ser feita no chão mesmo desde que esteja limpo.

recipiente para a mistura da massa

Recipiente para a mistura da massa

A medida usada no vaso aqui do blog foi uma medida de 50% de areia peneirada e 50% de cimento.

areia já peneirada

Areia já peneirada

Para uma perfeita uniformidade, se puder usar um vidro mesmo que seja usado como esse da foto vai ser muito bom.

Vidro para a construção do vaso

Vidro para a construção do vaso

Em seguida você vai precisar de uma caixa ou algum outro recipiente para fazer um bolo de areia úmida (como nos tempos de criança, rsrs), lembrando que a areia não deve estar molhada apenas úmida por que senão a massa de cimento não adere ao bolo. Vale lembrar que a areia deve estar peneirada para ser mais fácil o processo de raspagem.

caixa de papelão usada como forma

Caixa de papelão usada como forma

areia úmida dentro da caixa pronta

Areia úmida dentro da caixa pronta

Bolo de areia úmida feito com a caixa de papelão

Bolo de areia úmida feito com a caixa de papelão

Para fazer a raspagem você vai precisar de um perfil que pode ser feito de acrílico, madeira ou até mesmo com uma chapa de aço. No meu caso peguei um acrílico e fui lixando até ficar o desejado. Depois vá raspando e modelando a areia até atingir a forma de um vaso. Isso fará com que no final do processo você tenha um vaso uniforme e fino.

Processo de raspagem do bolo de areia úmida

Processo de raspagem do bolo de areia úmida

Em seguida cubra aos poucos com cimento o bolo de areia úmida usando uma colher debaixo pra cima.

Início da cobertura com massa sobre o cimento úmido

Início da cobertura com massa sobre o cimento úmido

Veja por cima como ficou a massa de cimento por cima do bolo de areia úmida. O aconselhável é deixar secar por uma hora se o sol estiver forte ou 2 horas se o clima estiver úmido. Isso facilitará muito o processo de raspagem.

Massa de cimento cobrindo o bolo de areia úmida

Massa de cimento cobrindo o bolo de areia úmida

Na sequência inicie a raspagem do cimento com o perfil. CUIDADO! Faça bem aos poucos e bem leve porque senão a massa se quebra e precisará iniciar o processo de secagem tudo de novo.

Processo inicial de raspagem

Processo inicial de raspagem

Uma dica importante é usar um  risco no vidro ou no lugar onde colocou seu vaso pra fazer. Isso fará com que seu vaso fique com as bordas bem retinhas e dará uma largura uniforme em todas as paredes do vaso.

Processo final de raspagem

Processo final de raspagem

O processo de raspagem é muito demorado, portanto tenha muita paciência.

Para fazer os pezinhos do vaso é só cobrir um pouco o fundo com a massa e esperar em torno de trinta minutos para a secagem. No meu caso, usei um cartão telefônico usado para modelar e ficar bem alinhados ao vaso.

Formação dos pezinhos

Formação dos pezinhos

Também nesta etapa faça os furos de drenagem do vaso. Poderá usar alguma coisa redonda e do tamanho que combine com o vaso. Para estes dois furos usei um pedaço de mangueira velha, cortei e fui rodando aos pouquinhos para não correr o risco de quebrar o vaso.

Formação dos pezinhos

Formação dos pezinhos

Nesta foto você vê o vaso já pronto, mas não pense que é só secar. Deixe secar por dois dias ao sol  e em seguida retire a areia com cuidado de dentro do vaso, se possível com  água. Depois disso deixe secar  por mais um dia.

Vaso pronto indo para a secagem

Vaso pronto indo para a secagem

Logo em seguida, mergulhe o vaso na água e o deixe submerso por três dias seguidos. Isto ajuda a fortalecer o cimento do vaso num processo chamado de vitrificação. Então não é qualquer batidinha ou tombinho que vai quebrar o vaso.

Vaso já pronto e seco

Vaso já pronto e seco

Espere mais um dia de secagem ao sol e lixe bem o vaso por fora e pode pintar com tinta. Não use tinta na parte interna do vaso, pois isso dificulta a respiração do vaso, lembrando que se você deixar o vaso sem tinta por dentro e por fora aumentará a aeração do substrato ajudando ainda mais no crescimento de sua planta.

Estes vasos ajudaram e muito para o crescimento de minha pequena coleção. Espero ter ajudado a vocês com minha pequena experiência.

Escrita por Mac Donald Fernandes

7 COMENTÁRIOS

  1. Sobre a resistência da argamassa (mistura de areia e cimento, sem brita)
    Ela atinge resistência aceitável com 7 dias de cura (secagem) do concreto e atinge a resistência máxima com 28 dias. A água durante a cura vai evitar as fissuras que ocorrem quando seu vaso seca rápido demais. Redobre o cuidado com ela em dias muito quentes! Evite fazer argamassa em temperaturas próximas a 5º. A água presente no concreto congela ao invés de fazer a reação química. A massa deve ser preparada com o mínimo possível de água. Quanto menos água, maior a resistência da argamassa!

  2. Adorei a idéia e o passo a passo bem claro. Vou experimentar fazer um agora mesmo. O fato de mergulhar é para atrasar o processo de cura (endurecimento) do cimento, evitando o aparecimento de fissuras ou trincas, pode se atingir o mesmo objetivo apenas molhando a peça algumas vezes por dia, pode-se também cobri-la com um saco de estopa ou tecido de
    malha, desta forma a evaporação e as possíveis retrações se torna mais lenta. Deixar a peça secar a sombra também é o mais indicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here