Normalmente para os iniciantes da arte do bonsai, a aquisição de vasos torna-se um pequeno problema por vários fatores e um dos principais é achá-los. Em lojas especializadas às vezes o preço se torna meio salgado, portanto com essa técnica você vai poder fazer seu próprio vaso a um preço bem baixo. Tão logo sua arte se desenvolva você perceberá que precisará de itens melhores, mas para o começo isto vai ser de grande valia.
Para iniciar você vai precisar de um recipiente para fazer a massa de cimento, se não tiver uma a mão pode ser feita no chão mesmo desde que esteja limpo.
Recipiente para a mistura da massa
A medida usada no vaso aqui do blog foi uma medida de 50% de areia peneirada e 50% de cimento.
Areia já peneirada
Para uma perfeita uniformidade, se puder usar um vidro mesmo que seja usado como esse da foto vai ser muito bom.
Vidro para a construção do vaso
Em seguida você vai precisar de uma caixa ou algum outro recipiente para fazer um bolo de areia úmida (como nos tempos de criança, rsrs), lembrando que a areia não deve estar molhada apenas úmida por que senão a massa de cimento não adere ao bolo. Vale lembrar que a areia deve estar peneirada para ser mais fácil o processo de raspagem.
Caixa de papelão usada como forma
Areia úmida dentro da caixa pronta
Bolo de areia úmida feito com a caixa de papelão
Para fazer a raspagem você vai precisar de um perfil que pode ser feito de acrílico, madeira ou até mesmo com uma chapa de aço. No meu caso peguei um acrílico e fui lixando até ficar o desejado. Depois vá raspando e modelando a areia até atingir a forma de um vaso. Isso fará com que no final do processo você tenha um vaso uniforme e fino.
Processo de raspagem do bolo de areia úmida
Em seguida cubra aos poucos com cimento o bolo de areia úmida usando uma colher debaixo pra cima.
Início da cobertura com massa sobre o cimento úmido
Veja por cima como ficou a massa de cimento por cima do bolo de areia úmida. O aconselhável é deixar secar por uma hora se o sol estiver forte ou 2 horas se o clima estiver úmido. Isso facilitará muito o processo de raspagem.
Massa de cimento cobrindo o bolo de areia úmida
Na sequência inicie a raspagem do cimento com o perfil. CUIDADO! Faça bem aos poucos e bem leve porque senão a massa se quebra e precisará iniciar o processo de secagem tudo de novo.
Processo inicial de raspagem
Uma dica importante é usar um risco no vidro ou no lugar onde colocou seu vaso pra fazer. Isso fará com que seu vaso fique com as bordas bem retinhas e dará uma largura uniforme em todas as paredes do vaso.
Processo final de raspagem
O processo de raspagem é muito demorado, portanto tenha muita paciência.
Para fazer os pezinhos do vaso é só cobrir um pouco o fundo com a massa e esperar em torno de trinta minutos para a secagem. No meu caso, usei um cartão telefônico usado para modelar e ficar bem alinhados ao vaso.
Formação dos pezinhos
Também nesta etapa faça os furos de drenagem do vaso. Poderá usar alguma coisa redonda e do tamanho que combine com o vaso. Para estes dois furos usei um pedaço de mangueira velha, cortei e fui rodando aos pouquinhos para não correr o risco de quebrar o vaso.
Formação dos pezinhos
Nesta foto você vê o vaso já pronto, mas não pense que é só secar. Deixe secar por dois dias ao sol e em seguida retire a areia com cuidado de dentro do vaso, se possível com água. Depois disso deixe secar por mais um dia.
Vaso pronto indo para a secagem
Logo em seguida, mergulhe o vaso na água e o deixe submerso por três dias seguidos. Isto ajuda a fortalecer o cimento do vaso num processo chamado de vitrificação. Então não é qualquer batidinha ou tombinho que vai quebrar o vaso.
Vaso já pronto e seco
Espere mais um dia de secagem ao sol e lixe bem o vaso por fora e pode pintar com tinta. Não use tinta na parte interna do vaso, pois isso dificulta a respiração do vaso, lembrando que se você deixar o vaso sem tinta por dentro e por fora aumentará a aeração do substrato ajudando ainda mais no crescimento de sua planta.
Estes vasos ajudaram e muito para o crescimento de minha pequena coleção. Espero ter ajudado a vocês com minha pequena experiência.
Escrita por Mac Donald Fernandes
Pô, tinha que fazer vídeo desse… ia ser épico…
gostaria de saber se posso aproveitar a terra do vaso para replamtar
Não pode.. já está deficiente de nutrientes… abração
bacana essa dica, poderia fazer um video pra melhor entendimento
Sobre a resistência da argamassa (mistura de areia e cimento, sem brita)
Ela atinge resistência aceitável com 7 dias de cura (secagem) do concreto e atinge a resistência máxima com 28 dias. A água durante a cura vai evitar as fissuras que ocorrem quando seu vaso seca rápido demais. Redobre o cuidado com ela em dias muito quentes! Evite fazer argamassa em temperaturas próximas a 5º. A água presente no concreto congela ao invés de fazer a reação química. A massa deve ser preparada com o mínimo possível de água. Quanto menos água, maior a resistência da argamassa!
Adorei a idéia e o passo a passo bem claro. Vou experimentar fazer um agora mesmo. O fato de mergulhar é para atrasar o processo de cura (endurecimento) do cimento, evitando o aparecimento de fissuras ou trincas, pode se atingir o mesmo objetivo apenas molhando a peça algumas vezes por dia, pode-se também cobri-la com um saco de estopa ou tecido de
malha, desta forma a evaporação e as possíveis retrações se torna mais lenta. Deixar a peça secar a sombra também é o mais indicado.
Ótimo tutorial, pesquisando na internet encontrei sites de formas de vasos para Bonsai para quem tem varios Bonsai’s eu acho que vale a pena, eu que só tenho uma muda não vale a pena mas fica ai o endereço
abraços.
http://www.formixformas.com/search/?text=bonsai&x=0&y=0