Como Cuidar de um Bonsai de Supermercado

34
13116

Bonsai de supermercado

       Escrita por Mac Donald Fernandes

É muito comum, vermos nos supermercados, pessoas levando os seus bonsais recém comprados para casa. Em muitos casos, elas levam plantas já mortas e nem sabem por falta de conhecimento técnico e por pura ganância dos vendedores. Muitas vezes, até os comerciantes desconhecem que as plantas devem ser regadas e bem iluminadas.

Muda de Tuia Jacaré

Muda de Mini Romã

Muda  de Jabuticabeira

Podemos citar alguns exemplos, como no caso dos juníperos, tuias e chamaecipares (Tuia Jacaré, Shimpaku, Nana) que são plantas muito sensíveis. Eles são “fabricados” em verdadeiras linhas de montagens para bonsais, em seguida são transportados para as lojas e supermercados e lá ficam por vários dias sem luz solar e algumas vezes sem água. Estas espécies são de extremo cuidado com a rega, visto que, se ficarem sem água e suas raízes secarem, só demonstrarão que estão mortas após aproximadamente um mês. Necessitam também de pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia, caso contrário morrem facilmente. Normalmente essas mudas são acondicionadas em pequenos vasos plásticos e com terra pura (argilosa), sem contar as pedrinhas brancas que são para chamar a atenção dos consumidores.

Mas se você já comprou uma planta como essa e gostaria de transformá-la em um verdadeiro Bonsai, aí vai  algumas dicas importantíssimas para um rápido desenvolvimento.

Se você pretende que a planta cresça ou engrosse o tronco, temos três alternativas. A primeira é a  técnica do escorredor mamadeira que poderá ser lida neste link, http://blog.abcdobonsai.comblog//tecnica-escorredor-e-mamadeira/

A segunda alternativa é usar uma bacia (dessas compradas em lojas de 1,99) para um crescimento ainda mais rápido e sem intervenções. Segue a foto do que fazer com a bacia para uma otimização do trabalho.

Em seguida devemos fazer o transplante da muda para um lugar maior, para que assim, ela se desenvolva. Um detalhe muito importante para este processo é atentarmos para as estações do ano. A estação ideal para fazermos esta intervenção é o inverno (principalmente para os juníperus), por ser um período de dormência das raízes. Então se temos uma muda e queremos transplantá-la fora de época, é preciso fazer um falso transplante, que consiste em colocarmos a muda em um vaso ou bacia maior sem mexer no torrão da planta, e completarmos o espaço restante com areia de construção. Isso vai ajudar no crescimento de novas raízes e consequentemente da planta, pois, geralmente esses “bonsais” são plantados em substratos muito argilosos, o que limita e muito seu crescimento. Se for feito o falso transplante, no inverno deverá ser feito o transplante final, no qual a planta deverá ficar por pelo menos dois anos sem nenhuma intervenção nas raízes, apenas podas e aramações.

Para o sucesso de um transplante, deve-se usar um substrato bem rico e drenante. Podemos usar areia grossa de rio usadas em construção (areia peneirada com tamanho mínimo de 1 a 2 mm sem o pó fino que compacta o solo) com terra vegetal ou granulada comprada em gardens na proporção de 50% a 50%. Se você pretende aprofundar mais seu conhecimento sobre substratos para bonsais, clique no link à seguir. http://macdonaldfernandes.wordpress.com/about/o-substrato-ideal/

Você deverá retirar toda a terra com um jato de água forte e sem mexer nas raízes. Quando for colocar a planta na bacia, espalhe-as radialmente para que fiquem bem distribuídos e tenha um bom nebari futuramente. Em seguida use um rachi de madeira (desses que vem quando compramos comida japonesa) e vá espetando por cima do substrato para que o mesmo preencha todos os espaços vazios.  Após o transplante, devemos deixar a planta na sombra por pelo menos vinte dias ou pode-se deixar ao sol até às 11hs da manhã somente, evitando a exposição no período do meio dia para a tarde. Este é um ponto que vai decretar a vida ou a morte da sua planta.

A terceira e última alternativa, é plantar a muda no chão. É só retirar ela do vaso plástico, e plantá-la sem mecher no torrão.

A adubação só poderá ser iniciada após 40 dias, usando farinha de osso e torta de mamona a cada 35 dias. Deve-se esperar este período, pelo simples fato de que não se oferece uma feijoada à uma pessoa recém operada, o mesmo se passa com as plantas.

Visto que o tamanhos dessas mudas são geralmente bem pequenos, só devemos iniciar algum outro trabalho (como poda ou aramação), após aproximadamente um ano. Este tempo vai fazer com que a planta se reestabeleça do estresse causado pelo transplante e ganhe um tamanho adequado para ser chamada de pré bonsai e depois de mais algum tempo terá um verdadeiro bonsai em suas mãos.

Seguindo estas dicas, terá muitas chances de ter um bonsai, de uma pequena muda comprada em supermercado.

Vídeo tutorial e explicativo de como cuidar de seu Bonsai de Supermercado.

 

34 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Ganhei um bonsai de Pitangueira (de supermercado). Devo fazer o transplante de vaso? Ela está com aproximadamente 40 cm de altura e quase sem forma, ou seja, os galhos estão bem espalhados. Devo realizar a poda? Desfolha? Posso aramar nesse momento? A desfolha segue o mesmo padrão que vi em seu vídeo com a jaboticabeira? Obrigada!

    • Maíra.
      Aqui no nosso site, tem uma página de vídeos. Clique nela e depois no vídeo abcdobonsai. Vai reaponder estas e outras possíveis dúvidas sua. Abç

  2. Se a aquisição foi recente o ideal é que espere a planta se adaptar para poder mexer.. Se fosse minha arrancaria ela do vaso.. se tiver muitas raízes transplantaria.. senão esperaria o próximo ano.. abraço

  3. sou novato no Bonsai… comprei um Tuia (nao sei a variacao, mas parece o nana), depois de ler esta materia, eu ja estava pronto para passar o Pre-Bonsai para um vaso maior. Hoje, nao sei como, minha planta caiu, cerca de 1 metro de altura… ai percebi que a planta tem as raizes boas, sao 2 terras diferentes, um barro vermelho onde estao as raizes e uma terra preta, essa terra preta completamente solta da terra vermelha.
    comprei o substrato no ideal bonsai, agora vem a duvida, devo esperar chegar o inverno (moro no rio de janeiro), ou como a minha planta caiu, assim que chegar o substrato eu posso transferir a planta para outro vaso, ai sigo as recomendacoes, nao colocar adubo por 40 dias e evitar sol (moro em apartamento) a planta fica na janela e nao tem muito sol, so no verao mesmo…

  4. Olá Fernandes. Comprei uma Tuia Jacaré hj no mercado, parecida com essa da foto. Moro em apartamento, gostaria de saber se posso deixar a planta na janela…”ao relento”? Ou se é melhor deixar ela dentro de casa, em algum lugar q bata sol a manhã toda?

    obrigado!

  5. Mac, em primeiro lugar parabéns pela iniciativa e disposição em passar o seu aprendizado em bonsai aos novos aprendizes.
    Já assisti aos seus vídeos postados dando dicas mas infelizmentes havia comprado antes alguns “filhotes de bonsai” ( chamarei assim pois ainda não são :))) )
    Comprei todos os 10 no Iumura aqui na zona oeste, loja tradicional em plantas da região.
    Bem o meu medo e’ ter comprado já mortas, pois elas vem naquelas caixas ” Bonsai Holambra”, bem daqui a um mês falo :)))
    Um sinal bom e’ que os caules ainda estao verdes, não estão secos.
    Qual a dica q vc daria nesse momento, faço o transplante falso? Coloco adubos, fertilizante, etc
    Qual um local bom para comprar os bonsai ? Como iniciante qual o valor q seria indicado para gastar num bonsai para aprendizado?
    Obrigado desde já?
    Grande abraço.
    Durand

  6. Boa noite, minha esposa ganhou de meu filho uma “muda” de româ, a questão de uns 15 dias, tinha até um fruto mas agora caiu, devo proceder o transplante já, de imediato ou esperar mais um pouco?
    Obrigado por tudo.
    Abraço.

  7. Boa tarde.
    Comprei um bonsai de Tuia Jacaré em uma floricultura e passei a pesquisar sobre o assunto, notei que a terra do bonsai parece secar rapidamente após uma rega, não creio que o substrato que ele se encontra esteja correto e notei também a grande quantidade de raízes. Foi efetuado uma poda leve para dar um pouco de forma ao bonsai, pois ele estava totalmente sem forma. Após ler seu blog estou seriamente preocupado com a saúde do bonsai, não sei se faço o falso transplante ou se deixo ele se aclimatar.
    Como posso proceder ??

    Desde já agradeço.
    Forte abraço.

    • Deixe ele aclimatar por pelo menos uns 3 meses.. depois faça um falso transplante e aguarde o próximo inverno para fazer uma outra intervenção.. abraço

  8. Fala Mac Donald, estou aqui pra elogiar e dizer que está tudo de parabéns, principalmente a sua iniciativa de se preocupar em nos passar o mínimo de informação e simplesmente de graça. Espero que toda essa sua boa vontade tenha um retorno à altura. Um forte abraço e um feliz Natal.

  9. Ola..ganhei um bonsai do meu marido…um tuia jacaré, porém moro em apartamento e deixo sempre ele na janela tomando sol e mesmo quando o dia esta nublado deixo ele tbm. porém viajei e ele ficou 10 dias fechado dentro de casa quando cheguei molhei ele e coloquei na janela, só que agora ele está ficando marrom e so de pegar ele esta partindo as pontas dos galhos..será que ele morreu? oque eu devo fazer?

  10. oi Mac, eu comprei um desses de supermercado, sei que não é um bonsai, mas gostaria muito de saber como cuidar bem dele. Assisti seu vídeo de como regar e adorei, mas ainda tenho uma dúvida. o meu é um pinheiro, então, devo regá-lo até a água escorrer por baixo do prato como todos que vc mostrou?
    e qto à luz do sol? ele deve receber a luz do sol diretamente nele, ou indiretamente?
    estamos em uma época de temporais, se chover muito forte mesmo e com granizo, eu o recolho para dentro de casa?
    abraço

  11. Ola Mac. comprei um bonsai no sup. merc. se eu nao me engano ele é um pinheiro thuia occ.
    Mas eu não tenho ideia se eu tiro ele do seu pequeno vaso, se eu deixo ele lá.
    Olhei várias técnicas de aramação. Eu posso fazer ou não? Posso fazer podas nele ou ainda não?
    Gostaia de mandar uma foto dele para você me ajudar a identificar se ele é ou nao um Thuia Occ.

    • Minha sugestão se for uma tuia deixar somente de enfeite mesmo.. poste fotos no nosso forum que assim poderemos ajudar. Mas se for mexer na planta deixe pro meio do inverno. Isso garante a vida dela.. abração

    • Danilo… Tem dois vídeos ensinando a fazer isso.. Se chama como trabalhar no nebari de um bonsai.. pesquisa no youtube esse vídeo que vai te ajudar bastante.. abraço

    • Já vi bonsai de supermercado com musgo sim, mas era enganação. Quanto a comprar junípero em supermercado não recomendo pq na maioria das vezes estão mortos e só demonstram após uns 40 dias…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here