Como fazer vaso de cimento redondo para Bonsai

16
4866

Uma dúvida muito grande quanto aos vasos de cimento para Bonsai, tem feito muitas pessoas visitarem minhas páginas na internet. Confeccionei um vaso de cimento quadrado e agora em parceria com o amigo Fábio do fórum Atelier do Bonsai que me autorizou postar suas fotos aqui, venho mostrar como se faz um vaso de cimento para bonsai redondo. De acordo com o estilo podemos usar um vaso quadrado, retangular, oval ou um redondo e isso deverá ser muito bem analisado para que seu Bonsai seja de boa qualidade.

Foi usada um pedaço de plástico duro (capa de fichário, por exemplo), desenhado e cortado com uma tesoura no formato pretendido. Este é o perfil que dará a forma final do vaso. Tem que ser feito a parte interna e a externa conforme as fotos.

Aqui nesta foto dá para ter uma noção de como ficará a borda do vaso:

Foi usada uma tábua lisa e plana (no caso um compensado revestido de branco). Em seguida foram feitos dois círculos para servir de referência, que serão a borda interna e externa do vaso.

A parte interna é preenchida com areia pura levemente umidecida, compactando bem com as mãos. Coloque um pouco mais que a linha interna para depois ir retirando com o plástico no processo de raspagem.
Raspando com o plástico aos poucos até atingir a volta inteira da linha interna. Devem-se seguir as linhas bem feitas para que seu vaso fique com um aspecto bem legal. Depois, foi passada uma régua na parte de cima para que ficasse bem nivelado.

Na foto a seguir vemos o bolo de areia coberto com a massa de cimento que foi deixado meio pastosa para facilitar o processo de raspagem.

Para aproveitar a massa Fábio também fez alguns vasos menores.

Aguardando secar um pouco (cerca de 1 hora) Começa o processo de raspagem do cimento para dar o formato da lateral do vaso, retirando aos poucos para que a massa não se quebre. A régua foi passada na parte de cima para um bom nivelamento. Foram feitos três pezinhos para o vaso que, na opinião de Fábio, ficaram pequenos e desproporcionais ao tamanho.

Depois de 24 horas de secagem ao sol, foi retirado a areia com muito cuidado porque neste estágio, o cimento ainda não está totalmente seco.

Aqui vemos o vaso já pronto e seco.

Depois de pintado com tinta acrílica somente por fora, vejam o Resultado já com uma planta de propriedade de Fábio.

Espero que tenham gostado e se quiserem deixar um comentário estejam à vontade.

16 COMENTÁRIOS

  1. Estava quebrando a cabeça de como faria uma cuba para pia que pretendo aplicar mosaico… A que fiz em uma bancada deu muita dor de cabeça, pois usei caixas de madeira. Achei tua dica de vaso! Acabaste de solucionar meu quebra-cabeça! Obrigada pela postagem, vou dar um jeito de fazer dar certo. Abraços

  2. Acho que vale super a pena fazer um vaso, isso valoriza ainda mais o trabalho do cultivo do seu próprio bonsai. Fazer tudo com suas mãos é muito gratificante.

  3. Parabéns pelo seu trabalho… muito show… Através da sua técnica, agora eu mesmo estou desenvolvendo vasos para as minhas orquídeas… Por favor, continue sempre compartilhando as sua idéias, pois são ótimas…
    Que Deus te abençoe sempre… Ah, tu és também um grande professor…

    Abraço…

  4. além de ser divertido e gratificante fazer, tem a parte custo beneficio por ser uma forma muito boa e com custo mai baixo e tem a parte utilitária para o próprio bonsai, pro fazer a raiz respira com mais facilidade,

  5. Mestre mac ; d+ e o que eu achei de tudo o que voce publicou. Depois que visitei o seu blog ,preparei o enraizador a base de tiamina e estou com algumas mudas aguardando raises.

  6. olá a todos que fazem parte deste blog e pelo ótimo trabalho de mac donald fernandes e de fábio

    tive uma ideia:
    se no lugar da areia fizemos o bolo de cimento e a massa que vai formar o vaso for de agila daria certo

    agradeço a reposta
    abraço

    • Tem sim Cícero… só pesquisar a palavra chave calda sulfocálcica no youtube que meu vídeo vai ser o primeiro a aparecer.. ou aqui na seção vídeo tb tem ele…. abração

  7. Obrigada! realmente é uma ótima opção para quem estar começando, pois os vasos pronto estão muito caro, só gostaria de tirar uma duvida. Se na areia que é feito o bolo não há nenhuma mistura para dar consistência?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here