Ferramentas Para Bonsai

1
899

Primeiro, deixe-me começar por afirmar que há diferença entre ferramentas para bonsai japonesas e chinesas. Instrumentos chineses são de custo mais acessível, mas muitas vezes construídos com menor qualidade. Ferramentas japonesas custam mais, e muitas vezes vem divididas em várias classes. Você encontrará geralmente iniciante, intermediário e profissional. Todos classificados sempre do menor preço para o maior. As ferramentas de aço inoxidável são frequentemente para o grau profissional e são à prova de ferrugem.

Como um novato, se você quiser tentar fazer  bonsai,  pode começar com as ferramentas chinesas, desde que não custem muito. A qualidade entre elas, até um novato percebe, e naturalmente após alguns tempo, acaba optando por usar as japonesas. Assim, ferramentas japonesas podem ser usadas por um iniciante? Pode apostar que sim. Uma vez que você tenha mais seriedade para com a arte do bonsai, você deverá começar a atualizar o seu kit de ferramentas de bonsai independente de ser chinesas ou japonesas.

As principais ferramentas

A primeira ferramenta muitas vezes considerada e recomendada é o alicate côncavo, ou alicate bola (como é chamado popularmente).

Os alicates côncavo são usados para cortar galhos de tamanho pequeno para grande. . Eles tem um corte muito preciso, pois, fazem um pequeno buraco na madeira, propiciando uma excelente cicatrização, com um aspecto bem mais natural.

Outra ferramenta imprescindível é a tesoura de poda, que também é chamada de tesoura satzuki. As tesouras de bonsai, são muito diferentes das convencionais, mas isso não significa que na falta delas, não se possa usar uma normal, desde que, esteja bem afiada.

Estas são as ferramentas básicas para bonsai.

Os cuidados com suas ferramentas de bonsai são essenciais para sua longevidade e o seu bolso.  Se você não cuidar de suas ferramentas, muitas vezes eles vão ferrugem, já que quando você trabalha com bonsai, a umidade está sempre presente.  A limpeza adequada dos seus instrumentos após cada uso e a lubrificação adequada, irá protegê-las da corrosão e irá aumentar sua vida útil.

Algumas outras ferramentas usadas para bonsais.

Alicate para jin.

Alicate para cortar arames.

Espero que essas informações tenham esclarecido um pouco o uso de ferramentas apropriadas na arte do bonsai.

Segue aqui um vídeo explicativo sobre as ferramentas usadas na arte do Bonsai.

1 COMENTÁRIO

  1. Amigo,

    Parabéns pelo trabalho. Apenas para te esclarecer: não há problema em mostrar a marca da tua retifica, pois não há direitos autorais naquilo que é destinado para propriedade industrial. Direitos autorais são aqueles protegidos pela lei do autor, e estão elencados no artigo 7º da referida lei (9.610/98). Mostrar a marca de uma ferramenta não inflige direitos autorais, pois não é produção literária, científica e etc.

    Também não inflige direitos de marca, pois você não está fazendo mal uso da marca de forma a denegri-la ou prejudica-la.

    Além disso, por se tratar de um video educacional, mesmo se você estivesse utilizando de alguma marca estaríamos diante do caso de permissão legal.

    Apenas detalhes, para que você não se preocupe com isso no futuro.

    Um abraço, e parabéns mais uma vez!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here