ESCOLHENDO O VASO MAIS ADEQUADO PARA O BONSAI

0
7853

O vaso de bonsai é muito importante no processo de criação, manutenção, estética e saúde do bonsai. Um vaso de qualidade deve ter alguns requisitos básicos para ser utilizado no cultivo de bonsai, como;

Cerâmica de alta temperatura (mais de 1200° Celsius): devido a sua qualidade não é facilmente quebrável, têm capacidade de reter umidade, simbiose com a planta devido a porosidade da cerâmica, alta resistência a trincos e a expansão das raízes.

Pés levantados: Para uma boa aeração em baixo do vaso.

Furos de drenagem: Promovem vasão de água adequada para o substrato da planta, essencial para saúde e o desenvolvimento da planta.

Furos para aramar: Necessários para manter a planta estável e esteticamente agradável no vaso.

Sinergia com a planta: Cada estilo exige um formato de vaso diferente, ele representará a extensão e conexão da planta com o solo em seu ambiente natural e por isso deve se unir a planta para formar o conjunto visual que possa receber aquela árvore.

Capturar f                       Capturar

Proporções e disposição da Árvore no vaso

Altura do vaso deverá ser menor ou igual à largura do tronco na base da árvore.

Comprimento do vaso deverá ser igual à dois terços da árvore.

Largura do vaso deverá ser um pouco menor que a largura da copa vista de perfil.

Posicionamento da árvore nos vasos quadrados ou ovais não deverá ser no centro do vaso, mas sim a um terço da largura do mesmo, no outro lado de comprimento igual a dois terços da largura do vaso deverá ser direcionada a maior massa da copa. Nos vasos redondos deveremos colocar a árvore rigorosamente centralizada.

Tamanho do vaso ideal é definido a partir das características geométricas da planta, naturalmente, essa regra não se aplica aos estilos cascata e meia-cascata, que requerem vasos mais altos para equilibrar tanto visualmente quanto fisicamente o bonsai. Nesse caso, a escolha pode ser mais complicada. Uma regra em geral aplicada é que a profundidade do vaso não deve ser maior que metade do comprimento total da planta, enquanto a largura deve corresponder a aproximadamente a metade da maior abertura dos galhos.

Textura do vaso, raízes, troncos e galhos grossos, assim como a textura da casca e da folhagem, contribuem para a sensação de rusticidade ou refinamento. Linhas simples na arvore serão refletidas por um vaso simples (sem enfeites). Uma árvore que tenha a aparência contorcida e silvestre ficará bem em um vaso rústico e com forma irregular e granulosa. Já uma árvore de aparência suave ficará melhor envasada num recipiente de linhas simples, com paredes de espessura fina, com borda pequena e curva, pés pequenos e superfície lisa. A sensação de elegância pode ser conseguida restringindo decorações, como linhas que chamem a atenção demasiadamente ou pés muito esculpidos.

Cor do vaso, deve ser definida de acordo com as cores apresentadas pela árvore em seu ciclo de vida, incluindo folhas, flores e frutos. O contraste deve ser cuidadosamente estudado, considerando a harmonia do resultado em todas as estações do ano. As cores usadas em vasos para bonsai são geralmente discretas, em tons de terra ou em variações de azul, verde, vermelho e mesmo branco.

Algumas regras práticas:

 Quanto mais delicada for a planta, mais clara deve ser a cor do vaso;

 Plantas que produzem frutos ou flores de cores brilhantes, como a azaléa, requerem vasos brancos ou em uma cor contrastante com a dos frutos e flores;

 Coníferas em geral se adaptam melhor a vasos simples, em tons de terra;

 Árvores caducifólias requerem vasos cuja cor contraste com as cores que a folhagem assume ao longo de todo o ano.

Forma dos vasos:

              Existem vasos de diversos formatos: retangulares, ovais, redondos, quadrados, hexagonais, octogonais e irregulares, ditos “orgânicos”. As alternativas mais comuns são os vasos retangulares e os ovais. A decisão entre eles pode levar em conta a distinção entre bonsai “masculinos” e “femininos”. Enquanto os masculinos caracterizam-se por sua força e imponência, expressa pela espessura do tronco em relação à altura da árvore e pela predominância de linhas retas, os femininos caracterizam-se por uma maior delicadeza de formas, seja pela presença de curvas e expressões delicadas no tronco ou pela existência de flores. Segundo este raciocínio, bonsai masculino requer vasos retangulares, enquanto bonsai feminino requer vasos ovais. No entanto, a existência de detalhes no acabamento externo do vaso pode suavizar o aspecto do conjunto, permitindo, por exemplo, o uso de vasos retangulares com detalhes arredondados para comportar bonsai com tronco grosso, porém com curvas marcantes. Outra regra usada para definir a escolha de um vaso retangular ou oval é baseada na espécie: árvores caducifólias usam vasos ovais, enquanto árvores de folhagem permanentemente verde (p. ex., coníferas) requerem vasos retangulares. Vasos redondos, quadrados e hexagonais são mais usados em composições marcadamente assimétricas, como cascatas, meias-cascatas e Bunjingi. Vasos de formato irregular são mais usados em composições que procuram retratar cenas naturais, como bosques e suiseki (paisagem com pedra). O ápice quase nunca deve ficar no centro, deve-se inclinar para a esquerda ou para a direita, sempre deixando um espaço maior para o lado em que se pender o ápice, dando daí uma sensação de movimento e naturalidade. Seguem exemplos de vasos e estilos usados.

Retangulares; Normalmente utilizados em estilos de planta Chokan, Hokidashi, Shakan, Sekijôju.

Ovais; Normalmente utilizados em estilos de planta Moyogi, Shakan, Hokidashi, Sekijôju, Sokan

Capturar g

Redondos; Normalmente utilizados em estilos de planta Bunjingi, Sekijôju, Moyoji, Shakan.

Flor; Normalmente utilizados em estilos de planta Moyogi, Hokidashi, Bunjingi.

Sextavado e Oitavado; Normalmente utilizados em estilos de planta Bunjingi, Han-Kengai.

Bandeja; Normalmente utilizados em estilos de planta Penjing e Bosque.

Mame; Normalmente utilizados em estilos de planta Chokan, Hokidashi, Moyogi, Fukinagashi, Shakan, Sokan, Bunjingi, Han-Kengai, Kengai. Cascata; Normalmente utilizados em estilos de planta HanKengai e Kengai.

Capturar f  Capturar

Matéria retirada da internet e adaptada ao site. Fonte desconhecida

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here