Estaquia de Tuia Jacaré

8
23951
estacas

A estaquia é um dos métodos de propagação de plantas mais utilizados. Muitas plantas inclusive só podem ser multiplicadas economicamente através deste método. Ou porque produzem sementes pouco férteis ou porque raramente produzem sementes. Sempre verifique o melhor método de propagar a espécie desejada, assim com certeza você obterá maior sucesso nas suas tentativas.

Aqui vemos os galhos em areia grossa. Esta estaquia foi feita no final do inverno (época mais propícia para estaquia dos juníperos em geral). Foi usado um hormônio enraizador (Benerva) na proporção de 1 comprimido para 750ml de água na qual foram deixados as estacas mergulhadas por 2 horas. Deixado à sombra por 3 dias e logo após ao sol total. Esta espécie em particular gosta de sol em abundância mas vemos que a maioria da plantas se deixadas ao sol, desidratam e morrem. Devemos tomar muito cuidado com a umidade da areia grossa. Nem muito seco e nem muito molhado (encharcado). Deve-se ter uma atenção diária quanto à areia grossa na estaquia.

Estaquia de Tuia Jacaré.

Estaquia de Tuia Jacaré.

Por que devemos colocar os galhos em areia grossa?

A areia grossa é conseguida com a peneiragem da areia de construção mesmo. O motivo pelo qual é feito a estaquia nesta areia é a baixa umidade, maior aeramento  e ausência de fungos encontrado nos substratos, o que causa apodrecimento das estacas.

Como podemos observar nesta foto, as raizes já estão aparecendo após quase 3 meses.

Raizes da estaquia apontando.

Raizes da estaquia apontando.

Agora no inverno, já podemos fazer o transplante da estaca do Juníperus Horizontales. Uma observação importante é esperar por um ano para que possa fazer o transplante sem medo de perder a muda. Os juníperus tem esta características de quando tem de ser feito alguma intervenção em suas raízes, que seja no inverno que é período de dormência das raízes.

Estaca de Juníperus Horizontalis enraizada

Estaca de Juníperus Horizontalis enraizada

Na sequência vemos a estaca já transplantada para um pequeno vaso. Para um bom crescimento foi usado um substrato com 70% areia grossa e 30% de terra vegetal.

Estaca de Juníperus Horizontalis transplantada

Estaca de Juníperus Horizontalis transplantada

Foi feito um vídeo e postado no Youtube mostrando como foi todo o processo de estaquia. Espero que gostem.

8 COMENTÁRIOS

  1. Sim sim…. pode fazer da mesma maneira tb. Deve usar o hormônio para aumentar as chances ce sucesso. Meu conselho é que use somente galhos que foram arrancados na hora.. se deixar de um dia pro outro diminui as chances de enraizar.. abraço

  2. Mac boa noite, você acha que um galho que ficus com diâmetro de 4 cm pega fácil por processo de estaquia?? e se sim… como devo proceder?

    Abraço
    Jefferson

    • Se vc usar um bom hormônio enraizador e se for no começo da primavera até enraiza sim.. Mas ficus não é certeza.. o lance é fazer várias estacas… abraço

  3. Ola Mac muito obrigado pelo tempo em q se dedica em ajudar no novatos. Kkk
    eu comprei um junipero jacare e veio varias algulhinhas verde clara nas pontas dos galinhos. Eu gostaria de saber quando e se devo retirar elas.
    obrigado pela atencao e parabens pelo trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here