Matéria escrita por Mac Donald Fernandes
Um dos maiores problemas encontrados por um iniciante é justamente saber qual o momento certo para realizar o transplante. Desde que a planta esteja saudável, o momento certo é quando já não há mais espaço para as raízes no vaso, salvo no caso dos juníperus e pinheiros em geral, que deve ser feito no inverno.
Outra planta que requer atenção especeial é a Azaléa, que não deve ser transplantada no inverno, por ser seu período de floração e intensa atividade.
O falso transplante é indicado nos casos em que a planta encontra-se doente ou debilitada por qualquer motivo. Se o transplante normal ocorrer, o risco de se perder a muda ou bonsai é iminente. Também é indicado para transplantes fora de época, garantindo assim uma boa saúde da planta.
Quando adquirimos um juníperu em pleno verão, por exemplo, podemos realizar o falso transplante sem risco algum para a vida da planta.
O substrato a ser utilizado vai depender de cada espécie, podendo variar e muito em alguns casos.
Para saber mais sobre substratos clique no link abaixo.
http://blog.abcdobonsai.comblog//o-substrato-ideal-para-bonsai/
Lembrando que mesmo se tratando de um falso transplante, é necessário uma boa rega logo após a intervenção.
Para quem quiser entender melhor, assista o vídeo demonstrativo abaixo. Caso ainda persista alguma dúvida, deixe um comentário ou utilize o facebook.